|
O Pack é a versão modernizada de um utilitário que desenvolvi, há muitos anos, chamado Parte, que permitia dividir arquivos que, pela sua dimensão, não cabiam nas disquetes ou não podiam ser enviados, como anexos, nas mensagens de correio eletrónico. Hoje, os suportes disponíveis já permitem guardar grande volume de dados e os servidores de correio eletrónico também já permitem anexar arquivos de dimensões consideráveis. No entanto, há situações pontuais em que necessitamos dividir, em várias partes, determinado arquivo para o poder transportar ou enviar pela net. Vários programas de compressão de dados comerciais fazem isso e o Pack também.
O que faz o Pack:
Compactação de dados para os formatos .Zip, .Rar e .7z. A compactação pode ser efetuada em cinco níveis, desde o "Mais rápido" ao "Máximo". Este último garante a maior compressão possível. Os ficheiros podem ainda ser encriptados com palavra passe.
Extração de de arquivos compactados nos formatos: .zip, .7z, .rar, .xz, .bz2, .gz, .tar, .wim, .iso, .ar, .arj, .cab, .chm, .cpio, .Cramfs, .dmg, .ext, .fat, .gpt, .hfs, .ihex, .lzh, .lzma, .mbr, .msi, .nsis, .ntfs, .qcow2, .rpm, .squashfs, .udf, .efi, .vdi, .vhd, .vhdx, .vmdk, .xar e .z.
Extração seletiva de itens de ficheiros compactados. Com o ficheiro compactado expandido na lista da direita podem extrair-se apenas os itens selecionados, sem necessidade de descompactar tudo.
Adição e remoção de itens a ficheiro compactado já existente e que se encontre expandido na lista da direita. Estas duas opções só são possíveis para ficheiros do tipo .zip, .7z e .rar.
Divisão de ficheiro no fornato .zip em parcelas. Penso que o seu antecessor, o Parte, que na sua versão ancestral era programado em Assembler (código máquina) terá sido um humilde e incógnito precursor desta categoria de utilitários. Quem recebe os ficheiros fracionados pelo Pack não necessita ter nenhum utilitário instalado no seu sistema. Para proceder à reconstituição do arquivo original, partido, basta renomear a extensão do arquivo: Reconstituir.txt para Reconstituir.exe e executar este utilitário.
A necessidade da renomear aquele arquivo deve-se ao facto de os programas de correio eletrónico ou antivírus bloquearem e removerem arquivos com a extensão. EXE, .COM, .CMD, etc. por os considerarem potencialmente perigosos.
Antes de proceder à divisão, deve compactar os ficheiros no formato .Zip (a escolha deste formato é por motivos de ordem prática de modo a não complicar e aumentar o tamanho do utilitário que irá unir as diversas parcelas e descompactar o ficheiro).
Notas: Um duplo clique sobre um ficheiro compactado na lista da esquerda, expandirá o respetivo conteúdo na lista da direita. Também um duplo clique na lista da direita, sobre uma pasta, expandirá o respetivo conteúdo. Clicando o botão "<–" a listagem à direita voltará à situação anterior.
____
Agradeço ao amigo Renato Casquilho, que ao longo dos anos, colaborou, intensamente, com sugestões, críticas e deteção de erros nos testes desta aplicação.
Descarregue o Pack DAQUI. Como não adquiri um Certificado de Instalação de Software (caríssimos), vão surgir alguns avisos de que a transferência e instalação é perigosa. Mas não é! Escolha "transferir e instalar mesmo assim".
|
|